Qualidade

» ISO 9001

Para alguns, a certificação ISO 9001 ainda é entendida como burocracia. Para outros, é uma oportunidade de introduzir reformas para colocar as instituições no caminho da modernização administrativa, conseguindo-se uma maior eficácia e eficiência. No entanto, a prática tem demonstrado várias vantagens nos mais variados sectores, como veremos a seguir.

O propósito da ISO 9001:2000 (actualmente ISO 9001:2008) consiste em proporcionar vantagem competitiva através da qualidade. Trata-se de um standard internacional para a implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado em oito princípios destinados a melhorar o desempenho organizacional. Esses princípios são:

  • Enfoque no cliente;
  • Liderança;
  • Envolvimento das pessoas;
  • Abordagem a processos;
  • Uma abordagem sistémica à gestão;
  • Melhoria contínua;
  • Abordagem factual à tomada de decisão;
  • Relação com os fornecedores mutuamente benéfica.

Uma vez que coloca uma maior ênfase na satisfação dos clientes, na gestão e medição de processos, e na melhoria contínua com um maior envolvimento da gestão de topo, a certificação ISO 9001 ajuda a demonstrar aos clientes que as instituições estão comprometidas com a qualidade. Como se trata de um standard de sistema de gestão da qualidade genérico, pode ser aplicado a qualquer organização, independentemente da sua dimensão, dos seus produtos ou serviços.

» ISO 22000

A ISO 22000 especifica requisitos para um sistema de gestão de segurança alimentar, aplicáveis em todas as fases da cadeia alimentar. Esta norma aplica os princípios do HACCP, associados a um estrutura de gestão que pode ser facilmente integrada nos restantes processos da empresa. Pode ser aplicada por si só ou em conjunto com outras normas ISO de sistemas de gestão, como por exemplo, a ISO 9001 relativa à qualidade.

Empresa Produtos Marcas Qualidade FAQ's Contatos
© 2011 Estrelalimentar , todos os direitos reservados | desenvolvimento e